segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 37

 Prapanna  Gita (A Canção da Entrega) : verso  36



nityam vadãmi manujãh svayamurdhvabãhuh

yo mãm mukunda narasimha janardaneti

jivo japatyanudinam marane rane vã

pãsãna-kãstha-sadtsãya dadãmyabhistam

oh humans! I declare continuosly with my hands raises up, that who remember me, every day, by chanting my names- Mukunda,Narashima,and Janardan, at the time of death, oe in conflit, I will grant their wishes, even if their heart is like a stone or a log of wood.

ah, humanos! Declaro continuamente com as mãos levantadas, que aqueles que se lembram de mim, todos os dias, cantando meus nomes - Mukunda, Narashima e Janardan, no momento da morte, ou em conflito, concederei seus desejos, mesmo que seu coração esteja como uma pedra ou um tronco de madeira.

 Louvar a Deus e cantar os nomes do Senhor Vishnu em varios nomes e formas

O Ser Supremo  se manifesta como Brahma, o criador,  Shiva, o destruidor, e o Senhor Vishnu , preservador.   Senhor Vishnu  tem  muitas formas ou avatares  e  muitos nomes.  

Este propósito divino é a restauração do Dharma ou retidão e salvar o planeta e as pessoas do mal, da ignorãncia.

1- Louvar a Deus o Senhor Vishnu  cantando o seu nome  Mukunda

senhor vishnu é chamado mukunda porque ele dá moksha, é por isso que vishnu também é chamado de muktinath, shree vishnu é paramatma, é por isso que ele pode dar moksha, então ele é chamado mukunda. 

. A libertação do nascimento e da morte é o resultado da adoração ardente ao Senhor VishnuOs devotos puros do Senhor Vishnu alcançam a transcendênciaO Senhor Vishnu purifica aqueles que se abrigam em Seus pés de lótus com devoção sincera. O Senhor Krishna, no Bhagavad Gita, capacitou Arjuna para ser um instrumento de Sua vontade divina e garantiu-lhe que o Senhor lhe daria a salvação purificando Seus karmasEste é o resultado da adoração de Vishnu.

Um dos nomes do Senhor Krishna é Mukunda, que significa aquele que concede libertação . Os Vedas nos dizem que a reencarnação é um fato e que a alma transmigra constantemente de um corpo para outro até se tornar elegível para a liberação, o que representa o fim da reencarnação.

 O nome sânscrito Mukunda encontra referência em Sahashranama como o 515º nome do Senhor Vishnu. Mukunda também é referenciado em Purana como o nome do Senhor Krishna e um dos 9 tesouros de Kubera. Mukunda  no Épico Vishnu é o Doador de salvação porque ele concede salvação aos merecido  o Senhor Vishnu pode dar o permeante Moksha/Salvação, por isso ele é chamado de Mukunda. 


2- Louvar a Deus o Senhor Vishnu  cantando o seu nome Janardana

Janardana é um nome de Krishna. É derivado de jananan ( força deminíaca que existe em cada ser humano.e ardana ( quebrar ou destruir ), através da meditação. Baba Hariharananda

No Mahabharata , Sanjaya  (Ministro brahmin ( divindade)   mensageiro para Dhritarashtra ( O Rei cego, a mente )referindo  à destreza do  Senhor Vishnu . Dhritarashtra,  pai de Duryodhana ( mente malígna sempre seguida pelos ministros demoníacos e más companhias) :

"Você me pergunta repetidamente, ó rei, sobre os Pandavas por conhecerem sua força e fraqueza. Ouça agora tudo isso resumidamente"

  Se todo o universo for colocado em uma balança e Janardana na outra, mesmo assim Janardana superará o universo inteiro.

 Janardana, a seu gosto, pode reduzir o universo a cinzas, mas o universo inteiro é incapaz de reduzir Janardana a cinzas

Onde quer que haja verdade, onde quer que haja virtude, onde quer que haja modéstia, onde quer que haja simplicidade, ali está Govinda.( Um nome do Senhor Krishna- pastor das vacas)

 E onde Krishna está, o sucesso deve estarAquela alma de todas as criaturas, o mais exaltado dos seres , Janardana, dirige como se estivesse jogando, toda a terra, o firmamento e o céu.

Na Bhagavad Gita na Luz da Kriya Yoga , A Yoga das Glórias Divinas   Paramahamsa Hariharananda


Bhagavad Gita  10,18:


Arjuna uvacã

vistareṇātmano yogaṃ vibhūtiṃ ca janārdana | 

 bhūyaḥ kathaya tṛptir hi śṛṇvato nāsti me'mṛtam || 18 ||

                                                                        Arjuna diz:

Ó Janārdana, por favor, conte-me novamente em detalhes Sua Yoga e  manifesstação, porque eu nunca estou saciado de ouvir o néctar das Suas palavras .

 , Versículo 10,18

 Janardana é o nome do Senhor que cria e sustenta a criação Quem destrói a ignorância e atitudes negativas. Também é o estado de tranquilidade, onde não existe a inalação ( nascimento) ou exalação ( morte)

 Yoga significa prceber uma constante união com o Senhor, durante cad respiração e pensamento. Yoga é o estado de extrema tranquilidade sem ondas na mente e realização interior.

Yoga é a causa  e o efeito das vibhiti, a divina manifestação. Arjuna quer conheceryoga como vibhuti, a Glória Divina do Senhor.

Quando se pratica Kriya Yoga e sobe dos centros mais baixos para a pituitaria ( vacuo), se ouve um lindo e melodioso som que é encantador. Este som divino , que muda ocasionalmente, é a Canção do Senhor.

O devoto atinge um estado de calma interior ouvindo este som, a mente se dissolve nele.Quanto mais ouve mais se quer ouvir

Quando o devoto atinge alguma realização, ele não fica satisfeito, ele quer mais realização para ouvir, ver e perceber mais. Este é um pedido de demanda e expectativa do devoto (discípulo) ao senhor, o divino Mestre

2- Louvar a Deus o Senhor Vishnu  cantando o seu nome como avatar Narasima

Dez  formas divinas ou avatares de Vishnu  são principais., Avatares são formas que Ele assume completamente, sempre que o universo está em turbulência.

Cada um dos Avatares de Vishnu tem o mesmo propósito, que alcança por meios diferentes

dez formas divinas são principais., Avatares são formas que Ele assume completamente, sempre que o universo está em turbulência.

Cada um dos Avatares de Vishnu tem o mesmo propósito, que alcança por meios diferentes

 Este propósito divino é a restauração do Dharma ou retidão e salvar o planeta e as pessoas do mal, da ignorãncia.

Na lista Garuda Purana do Dashavatara, Matsya é o primeiro. [62] [63] O Linga Purana , o Narada Purana , o Shiva Purana , o Varaha Purana , o Padma Purana , o Skanda Purana também mencionam Matsya como o primeiro dos dez avatares clássicos.

Os primeiros quatro avatares de Vishnu, ou seja, Matsya, Kurma, Varaha, Narasimha

apareceram em Satya ou Krita Yuga, o primeiro dos quatro Yugas, também chamado de 'A Idade de Ouro'.

Matsya (sânscrito: lit. peixe) é o avatar peixe do deus hindu Vishnu . Muitas vezes descrito como o primeiro dos dez avatares primários de Vishnu Matsya é descrito como tendo resgatado o primeiro homem Manu, de um grande dilúvio.

O Matsya Purana identifica o salvador dos peixes (Matsya) com Vishnu, em vez de Brahma.  O nome do Purana deriva de Matsya e começa com a história de Manu.  O rei Manu renuncia ao mundo. Satisfeito com suas austeridades nas montanhas  Brahma concede seu desejo de resgatar o mundo no momento do pralaya (dissolução no final de um kalpa ). ] Como em outras versões, Manu encontra um peixinho que milagrosamente aumenta de tamanho com o tempo e logo transfere o peixe para o Ganges e depois para o oceano. Manu reconhece Vishnu no peixe. O peixe o avisa sobre o iminente fim ardente do kalpa acompanhado do pralaya como um dilúvio. O peixe volta a ter chifre, mas os deuses presenteiam Manu com um navio. Manu carrega todos os tipos de criaturas vivas e planta sementes para produzir alimentos para todos depois que o dilúvio passar. Quando o grande dilúvio começa, Manu amarra a serpente cósmica Shesha ao chifre do peixe. Na jornada em direção às montanhas, Manu faz perguntas a Matsya e o diálogo deles constitui o resto do Purana. 

 O  peixe é divino e não precisa de proteção, apenas de reconhecimento e devoção. Também liga a história à sua cosmologia, conectando dois kalpas através do resíduo simbólico cósmico na forma de Shesha. Neste relato, o navio de Manu é chamado de navio dos Vedas, significando assim os ritos e rituais dos Vedas. 

No Garuda Purana , diz-se que Matysa resgatou o sétimo Manu Vaivasvata Manu, colocando-o em um barco do grande Dilúvio.  O Linga Purana elogia Vishnu como aquele que salvou vários seres como peixes, amarrando um barco em sua cauda

O Bhagavata Purana acrescenta outra razão para o avatar Matsya. No final do kalpa , um demônio Hayagriva ("pescoço de cavalo") rouba os Vedas , que escapam do bocejo de um Brahma sonolento. Vishnu descobre o roubo. Ele desce à terra na forma de um pequeno peixe saphari , ou avatar Matsya. Um dia, o rei do país Dravida (sul da Índia) chamado Satyavrata coloca água em sua mão para libação no rio Kritamala (identificado com o rio Vaigai em Tamil Nadu , sul da Índia [39]). Lá ele encontra um peixinho. O peixe pede que ele o salve dos predadores e o deixe crescer. Satyavrata está cheio de compaixão pelos peixinhos. Ele coloca o peixe em uma panela, de lá para um poço, depois para um tanque, e quando ele ultrapassa o tamanho do tanque, ele finalmente transfere o peixe para o mar. O peixe supera rapidamente o mar. Satyavrata pede ao peixe sobrenatural que revele sua verdadeira identidade, mas logo percebe que é Vishnu. Matsya-Vishnu informa ao rei sobre o dilúvio iminente que ocorrerá em sete dias. O rei é convidado a coletar todas as espécies de animais, plantas e sementes, bem como os sete sábios em um barco. O peixe pede ao rei que amarre o barco ao chifre com a ajuda do Vasukiserpente. O dilúvio vem. Ao transportá-los para um local seguro, o avatar do peixe ensina o conhecimento mais elevado aos sábios e ao Satyavrata para prepará-los para o próximo ciclo de existência. O Bhagavata Purana afirma que este conhecimento foi compilado como um Purana, interpretado como uma alusão ao Matsya Purana .  Após o dilúvio, Matsya mata o demônio e resgata os Vedas, devolvendo-os a Brahma, que acordou de seu sono para reiniciar a criação. Satyavrata torna-se Vaivasvata Manu e é instalado como o Manu do kalpa atual

O Purusottama-Ksetra-Mahatmya de Skanda Purana em relação à origem da erva Damanaka afirma que um daitya (demônio) chamado Damanaka atormentava as pessoas e vagava pelas águas. A pedido de Brahma, Vishnu assume a forma Matsya, puxa o demônio das águas e o esmaga em terra. O demônio se transforma em uma erva perfumada chamada Damanaka, que Vishnu usa em sua guirlanda de flores 

 O Brahma Purana descreve que Matsya-madhava (Vishnu como Matsya) é adorado com Shveta-madhava (Rei Shveta) no templo Shveta-madhava de Vishnu perto do lago sagrado Shweta ganga em Puri 

Navāsana O nome vem das palavras em sânscrito nava, que significa "barco" e asana, significa "postura" ou "assento" Na sua tradução literal, "Posição do Barco", o corpo pode ser imaginado se assemelhando a um barco, totalmente equilibradas nas nádegas.

Ardha Navāsana com os braços na frente

Kurma sânscrito :  Kurma , 'Tartaruga', 'Tartaruga'), é o segundo avatar de  Vishnu . 

No Yajurveda é  Saptarishi chamado Kashyapa ,  Na literatura pós-védica como os Puranas . Ele aparece com destaque noepsódio da agitação do Oceano de Leite , conhecida como Samudra Manthana . Além de ser sinônimo de Akupara , aTartaruga Mundial apoiando a Terra, .

No Samaveda e o Yajurveda , afirma explicitamente que Akupara/Kurma e o sábio Kashyapa são sinônimos . Kashyapa - que também significa 'Tartaruga' - é considerado o Progenitor de todos os seres vivos com suas treze esposas

No Mahabharata ,  Narayana (Vishnu ) sugere que os deuses ( devas ) e os demônios ( asuras ) agitem o oceano para obter amrita.(ambrosia) já que ambos buscam a imortalidade. Os deuses selecionam o Monte Mandara como a vara de bater e a serpente Vasuki-Ananta como a corda. Então eles se aproximam de Kurma-raja, o rei das tartarugas, para apoiar a montaria nas costas, o que ela consentiu. Os deuses agitam-se do lado da cauda da serpente, enquanto os asuras do lado da cabeça. Várias árvores e ervas são lançadas no oceano. A água batida transforma-se em leite. Em última análise, vários itens preciosos como Soma (a lua), a deusa Sri ( Lakshmi ), Sura (licor), o cavalo branco Uchchaihshravas , o elefante branco Airavata , a gema Kaustubha e finalmente o deus Dhanvantari com o vaso de amrita emergem do oceano. O venenoKalakuta brota do oceano e é bebido por Shiva, cuja garganta fica azul, o que lhe valeu o epíteto Nila-kantha (O pescoço azul). Os devas e asuras lutam pela amrita . Narayana se torna uma mulher encantadora (chamada Mohini nas escrituras posteriores) e arrebata o pote de amrita dos asuras. Narayana junto com Nara lutam contra os asuras, enquanto a feiticeira distribui a amritaapenas aos deuses. Rahu, um asura, se disfarça de deus e tenta beber um pouco de Amrita. Surya (o deus do sol) e Chandra (o deus da lua) rapidamente informam Vishnu, e ele usa o Chakra (o disco divino) para decapitar Rahu, deixando a cabeça imortal. Eventualmente, os deuses derrotam os asuras com Indra mantendo o amrita e nomeando Nara como seu guardiã

O monte Mandara afunda em Patala (o submundo) durante a agitação. A pedido dos deuses, Vishnu assume a forma de uma tartaruga e levanta a montaria nas costas. Vishnu também apóia o monte mantendo seu pico em uma forma e outra forma se junta aos deuses para agitar o oceano.

Deidade Yajna - Purusha : N. Aiyangar afirma que como a tartaruga foi 'usada como a própria base do Altar do Fogo , a tartaruga invisível escondida, tomada junto com o altar e o fogo sagrado, parece ter sido considerada como um símbolo da Deidade Yajna -Purusha que é um deus espiritual invisível que se estende desde o altar do fogo até o céu e por toda parte... esta parece ser a razão pela qual a tartaruga é identificada com o sol'.

Meditação / Agitação da Mente: agitação do Oceano de Leite representa a 'Agitação da Mente Dualística

Astronomia :  Samudra Manthana simboliza fenômenos astronômicos, por exemplo que 'Mandara representa as regiões polares da Terra  Corda Agitadora, Vasuki , simboliza o lento movimento anual da Terra... Vishnu , ou o O próprio Sol repousa sobre uma cobra enrolada... que representa a rotação do Sol em seu próprio eixo'. No que diz respeito à tartaruga que sustenta a Terra, Sidharth acrescenta que os 'Doze Pilares... são evidentemente os doze meses do ano, e... Os quatro elefantes sobre os quais a Terra repousa são os Dikarin, os sentinelas das quatro direções. ... Kurma simboliza o fato de que a Terra é sustentada no espaço em sua órbita anual ao redor do Sol'.

Prajapati realiza austeridades ( tapas ). De sua rasa brota uma tartaruga nadando na água. Prajapati declara que a tartaruga é sua criação; em resposta, a tartaruga diz que existe desde "antes" e se manifesta como Purusha - o ser primordial e cria várias divindades, incluindo o sol, Agni (o fogo), Indra , Vayu(o vento) e vários seres. A tartaruga é novamente tratada como o divino Criador do universo

O sábio Kashyapa - declarado nos Vedas , Itihāsa (Épicos) e Puranas como o progenitor de todos os seres vivos ambém é considerade Akupara , o nome da 'Tartaruga Mundial' no Mahabharata 


O ' kurma- Nadi ' (ou Kūrmanāḍī , ), que significa 'Nervo da Tartaruga' ou 'Canal da Tartaruga', está relacionado ao equilíbrio da mente (desacelerar os pensamentos) na prática yogui  'Nadi' em si significa 'Veia', 'Artéria', 'Rio' ou 'Qualquer órgão tubular do corpo' (assim como 'Flauta'). Embora geralmente se afirme que o Kurmanaḍi está localizado na parte superior do tórax, abaixo da garganta, ao Muladhara Chakra , localizado perto do cóccix 

Todos estes são mencionados nos Upanishads e Puranas .

Kūrmanāḍī  “nervo da tartaruga”). - Yogasūtras 3.7-8 de Patañjali, “Diz-se que o nervo da tartaruga ( kūrmanāḍī ) é o igual ao Nāḍīcakra no coração.

Kūrmanāḍī Quando saṃyama (os trabalhos simultâneos de dhāraṇa , dhyāna e samādhi ) é direcionado ao Kūrmanāḍī (canal da tartaruga), ele garante a imobilização ( sthairya ) do pensamento.

Kurma Nadi está localizado na parte superior do tórax, abaixo da garganta.  Kurma Nadi estabilidade do corpo. Através de Samyama você alcança Asana-Jaya (vitória sobre Asana).



O terceiro avatar do Senhor Vishnu é o Avatar Varaha Varaha que significa “javali” em sânscrito] que ele pegou no Satya Yug. Neste avatar, o Senhor Vishnu encarnou como um Javali para proteger a terra [Prithvi].Varaha é o javali que levantou a terra do fundo do mar depois que o demônio Hiranyaksha a arrastou para o fundo do mar. Após uma batalha de 1.000 anos, Varaha ergueu a terra da água com suas presas. Varaha é retratado como uma forma completa de javali ou como uma cabeça de javali em um corpo humano.

O quarto avatar Narashima Satya Yuga citado no verso acima:

 Narasimha. Narasimha, (sânscrito: “ Ser -Leão ”) um dos 10 avatares (encarnações) de Vishnu.

 Narasimha  é o quarto avatar de Vishnu . Ele encarnou na forma de um ser parte leão e parte homem para matar Hiranyakashipu um demônio, uma força malígna, para acabar com a perseguição religiosa e a calamidade na Terra , restaurando assim o dharma .

Narasimha é frequentemente retratado com três olhos e é considerado o Senhor Vishnu como Deus da Destruição; aquele que destrói, dissolve  todo o Universo,  literalmente destroi o mal para preservar o bem.  Ele é conhecido como Kala (tempo) ,Mahakala (grande momento), ou Parakala (além do tempo).

  Narasimha também considerado  Deus do Yoga, na forma de Yoga-Narasimha ( a união com Deus Misericordioso, destroi concepções dogmáticas ,   perseguição religiosa e as calamidade de sua  força malígnapara preservar  humanidade.  

No  passado:

Vishnu toma a  forma de Javali Varaha veio para vencer  Hirṇayakṣa,  o ladrão  que rouba  o Planeta Terra

 Vishnu toma forma de Javali  ( o seu terceiro avatar ou encarnação) desce do céu para o fundo do oceano para resgatar o planeta Terra, que foi roubado e escondido lá pelo demônio .Hirṇayakṣa 

Depois de uma grande luta, Vishnu  como Varaha mata o demônio, resgatando a Terra e trazendo ela para a superfície. Prepara a Terra  ela para que possa sustentar a vida, modelando as montanhas e moldando os continentes. A liberta esse mundo do dilúvio e do mal.

O Senhor Vishnu Narashima e  Hiraṇyakaśipu

Nascido do mal assim como Hirṇayakṣa, o rei demônio Hiraṇyakaśipu , odeia Vishnu  por ter matado "o seu irmão" enquanto Avatar Varaha,  que salvou a Terra e  quer vingança. Hiraṇyakaśipu empreendeu muitos anos de penitência austera para ganhar poderes especiais.

 Por disso, O Senhor Brahma ( Deus do conhecimento )  deu esta  bênção a Hiraṇyakaśipu e ele  adquiriu  esses poderes e a imortalidade.

Hiraṇyakaśipu, já poderoso e invencível , com a nova bênção, começou a perseguir aqueles que eram devotos de Vishnu. 

Hiraṇyakaśipu teve um filho, Prahlāda, que discordou e se rebelou contra seu pai. Prahlāda tornou-se um devoto de Vishnu. 

Isso irritou Hiraṇyakaśipu, que tentou matar o menino — mas a cada tentativa, Prahlāda era protegido pelo poder trancedental de Viṣṇu. Quando questionado, Prahlāda recusou-se a reconhecer seu pai como o senhor supremo do universo e afirmou que Viṣṇu é onipenetrante e onipresente .

Hiraṇyakaśipu apontou para um pilar próximo e perguntou se 'seu Viṣṇu' estava nele e disse a seu filho Prahlāda: "Ó infeliz Prahlāda, você sempre descreveu um Ser Supremo diferente de mim, que está acima de tudo, que é o controlador de todos e que tudo permeia. Hiraṇyakaśipu se considerava o Ser Supremo.

Perguntou a Praladha : Mas onde Ele está? Se Ele está em toda parte, então por que Ele não está presente diante de mim neste pilar? Prahlāda então respondeu: "Ele era, Ele é e Ele será"


Numa versão alternativa da história, Prahlāda respondeu:

Ele está nas colunas e no menor galho .

Hiraṇyakaśipu, incapaz de controlar sua raiva, quebrou o pilar com sua maça e, após um som tumultuado, Viṣṇu na forma de Narasiṃha apareceu dele e se moveu para atacar Hiraṇyakaśipu em defesa de Prahlāda. Para matar Hiraṇyakaśipu e não perturbar o benefício dado por Brahma , a forma de Narasiṃha foi escolhida. Hiraṇyakaśipu não poderia ser morto por humanos, devas ou animais. Narasiṃha não era nada disso, pois ele é uma forma de Viṣṇu encarnado como parte humano, parte animal. Ele encontrou Hiraṇyakaśipu no crepúsculo (quando não é dia nem noite) na soleira de um pátio (nem dentro nem fora de casa), e colocou o demônio em suas coxas (nem terra nem espaço). Usando suas unhas afiadas (nem animadas nem inanimadas) como armas, ele estripou e matou o rei demônio. 

Prahlãda apesar da herança malígna  vai contra ela e fica ao lado do bem, vendo Deus em toda a parte. Seu pai , como ser demoníaco com poderes especiais, se considerando deus ,  fica indignado com a proteção  Senhor Vishnu, aos seus devotos.Aquele  da divindade, da retidão e preservação do Planeta

Os próximos três avatares de vishnu, ou seja, Vamana, Parashurama, Rama apareceram em Treta Yuga,

O quinto Avatar de Vishnu é conhecido como Vamana ou Trivikrama, que é o "primeiro avatar completamente humano de Vishnu entre os avatares de Vishnu. Que aceita a forma de um anão... e começou como um jovem brâmane". Como este avatar de Vishnu, ele recupera a terra, o céu e o céu em três passos enormes quando o Rei Bali mostra arrogância para com os seres divinos. A motivação de Vamana foi instruir que “a ignorância gera fraqueza e arrogância”. Vishnu protege a Terra e os Vedas, de fato, acentuando os empregos de todas as categorias, comunicando que "O Brâmane aprende o Veda; o Kshatriya vence a terra; o Vaisya ganha riquezas e sucesso, e o Sudra adquire satisfação  "

O avatar  sexto é  Parasurama , Vishnu aparece como um sacerdote (Brahman) que vem ao mundo para matar reis maus e proteger a humanidade do perigo. Ele aparece na forma de um homem carregando um machado, às vezes chamado de Rama com machado. 

Na história original, Parasurama parecia restaurar a ordem social hindu que havia sido corrompida pela arrogante casta Kshatriya.

Lord Rama é o sétimo avatar de Vishnu e uma das principais divindades do Hinduísmo. Ele é considerado supremo em algumas tradições. Ele é a figura central do antigo épico hindu " Ramayana " e é conhecido como Rei de Ayodhya, a cidade que se acredita ser o local de nascimento de Rama.De acordo com o Ramayana, o pai de Rama era o rei Dasaratha e sua mãe era a rainha Kausalya. Rama nasceu no final da Segunda Era, enviado pelos deuses para lutar contra o demônio de múltiplas cabeças Ravana .

Rama é frequentemente retratado com pele azul, segurando um arco e flecha.

O oitavo e o nono  avatares de Vishnu, ou seja, Krishna e Jagannth em Dwapara Yuga.

Senhor Krishna (o estadista divino) é o oitavo avatar de Vishnu e é uma das divindades mais reverenciadas no Hinduísmo. Ele era um vaqueiro (às vezes descrito como um cocheiro ou estadista) que astutamente mudou as regras.

Quando no BhagavadGita , Arjuna não foi completamente persuadido pelas lições do Senhor Krishna, ele foi para o último retiro. Ele deu olhos divinos a Arjuna e mostrou Vish Swaroopa. Arjuna teve a opção de ver o Senhor Krishna com um grande número de mãos, pernas e cabeças; tendo vários tipos de armas em suas mãos.  Dronacharya, Bhishmpitamah e Mahatma Vidoor puderam ver o Vishwaroopa. Krishna também mostrou o Vishwaroopa durante a Grande Guerra do Mahabharata. Mestre Hanuman, Arjuna e o Narrador do Mahabharata Sanjay foram os três principais indivíduos que viram Vishwaroopa.

Senhor Jagannath é considerado uma forma do Senhor Vishnque possui além de poderes de todas as Encarnações do Senhor Vishnu.Senhor Jagannath é adorado como diferentes encarnações em diferentes épocas. Às vezes ele é adorado como    Senhor Narasimha devido ao fato de que o Senhor Narsimha saiu de um pilar de madeira.Vamana,Senhor Krishna ,

Jagannath, dentro do Hinduísmo Odia , é o deus supremo, Purushottama , [1] [2] [3] e o Parabrahman Para alguns hindus Shaiva e Shakta , ele é uma forma tântrica de Bhairava  uma manifestação feroz de Shiva associada à aniquilação.Shunya Purusha, onde ele então é o Avatarī, ou seja, a causa e equivalência de todos os avatares e a existência infinita no espaço e no tempo.

Jagannath é considerado o epítome da adoração tântrica:

Jagannath é venerado como Bhairava ou Senhor Shiva , o consorte da Mãe Vimala, pelas seitas Shaivitas e Shakta  Os sacerdotes do Templo Jagannath em Puri pertencem à seita Shakta, embora a influência da seita Vaishnava predomine.  Como parte da tríade, Balabhadra também é considerado ShivaSubhadra , uma manifestação de Durga  No Markandeya Purana, o sábio Markandeya declarou que Purushottama Jagannath e Shiva são um.


O Shiva Purana menciona Jagannatha como um dos 108 nomes de Shiva.  tântricos identificam Jagannath com Mahabhairava.  Jagannath se senta nos símbolos tântricos abstratos do Shri Yantra. Além disso, seu Shri Chakra ("roda sagrada") é adorado no bijamantra 'klim', que também é o bijamantra de Kali ou Shakti. A representação de Balarama como Sheshanaga ou Sankarsana testemunha a influência do Shaivismo no culto de Jagannath. A terceira divindade, Devi Subhadra, que representa o elemento Sakti ainda é adorada com o Mantra Bhuvaneshvari.


 As oferendas de Jagannath tornam-se mahaprasad somente depois de serem oferecidas novamente à deusa Vimala. 

De acordo com Avinash Patra, os rituais e o lugar especial aceito para os sacerdotes Daitas não-brâmanes na tradição Jagannath,  coexistem e trabalham em conjunto com os sacerdotes brâmanes, sugerem que houve uma síntese de tradições tribais e bramânicas



Jagannath em seu Hathi Besha ou Gaja Besha (forma de elefante) tem sido venerado por devotos como Ganapati Bappa de Maharashtra como Ganesha 

Quando mostrado com Balabhadra e Subhadra, ele é identificável por seus olhos circulares em comparação com o formato oval ou amendoado dos outros.. Além disso, é escuro, enquanto o rosto de Balabhadra é branco e o ícone de Subhadra é amarelo. A terceira diferença é a cabeça  de Jagannath, em comparação com as cabeças esculpidas semicirculares dos outros dois.  Eles são acompanhados pelo Sudarshana Chakra, a arma icônica de Vishnu. Tem aproximadamente a mesma altura de Balabhadra, é de cor vermelha, esculpido em um pilar de madeira e vestido, ao contrário de sua representação tradicional como chakra em outros templos de Vishnu. Jagannath, quando é retratado sem companheiros, mostra apenas o rosto, sem braços nem torso. Esta forma é às vezes chamada de Patita Pavana

O significado literal de Jagannath é Jag+Nath ou Senhor do Universo.

Os murtis de Jagannath, Balabhadra, Subhadra e Sudarshana Chakra são feitos de madeira de  Neem é escolhida porque o Bhavishya Purana a declara como a madeira mais auspiciosa para fazer Vishnu murtis .  O ídolo de Shri Jagannatha, Shree Balabhadra, Maa Subhadra e Sri Sudarshana é repintado todas as semanas no Templo Shri Mandira ou Shree Jagannatha, Puri. Ela é substituída por uma imagem recém-esculpida a cada 12 ou 19 anos aproximadamente, ou mais precisamente de acordo com o calendário luni-solar hindu , quando seu mês de Asadha ocorre duas vezes no mesmo ano.

.No hino 10.155 do Rigveda , há menção a um Daru (tora de madeira) flutuando no oceano como apurusham .  Acharya Sayana interpretou o termo apurusham como o mesmo que Purushottama e este tronco de madeira Dara sendo uma inspiração para Jagannath, colocando assim a origem de Jagannath no segundo milênio aC. 

 Os nativos de Puri chamam Jagannatha de Purushottama, consideram a madeira flutuante um símbolo de Salvador, e textos hindus posteriores da região descrevem o Ser Supremo como sempre presente em tudo, penetrante em todas as coisas animadas e inanimadas. 

Jagannathnão apenas pelos Vaishnavas ou por um grupo regional de hindus, e Jagannath tem uma influência pan-indiana. O templo Jagannath de Puri tem sido um dos principais destinos de peregrinação para os hindus em todo o subcontinente indiano desde cerca de 800 dC.

As teorias que sugerem as origens budistas de Jagannatha derivam da adoração de relíquias associada a Jagannatha, um conceito integrante do budismo, mas estranho ao hinduísmo. Por exemplo, existe uma relíquia não examinada no santuário Jagannath em Puri,  e as lendas locais afirmam que a relíquia do santuário contém um dente do Buda Gautama - uma característica comum a muitos santuários budistas Theravada estimados dentro e fora da Índia

Jagannath é uma divindade de origem Jainista por causa da anexação de Nath a os vinte e dois degraus que conduzem ao templo, chamados de Baisi Pahacha , foram propostos como reverência simbólica para os primeiros 22 dos 24 Tirthankaras do Jainismo


Alguns textos medievais, por exemplo, apresentam a tríade Jagannath como Brahma (Subhadra), Shiva (Balarama) e Vishnu. As vezes a tradição Jagannath tem uma forte dedicação à ideia Harihara (fusão Shiva-Vishnu), bem como às práticas tântricas de Shri Vidya


As teorias de origem tribal baseiam-se em evidências circunstanciais e inferências como o ícone Jagannath é não antropomórfico e não zoomórfico. Os sacerdotes hereditários na tradição Jagannath  servos não-brâmanes, chamados Daitas , que podem ser uma prática adotada com raízes tribais. O uso da madeira como material de co Jagannath tribal os hindus e as fundiram com suas abstrações védicas.A prática de usar madeira para fazer murti é incomum,  hindus sobre o desenho e construção de imagens recomendam pedra ou metal.Os Daitas são hindus, mas acredita-se que tenham sido a antiga tribo dos Sabaras (também escrito Soras ). Eles continuam a ter privilégios especiais, como serem os primeiros a ver as novas imagens substitutas de Jagannath esculpidas em madeira aproximadamente a cada 12 anos. Além disso, este grupo é tradicionalmente aceito como tendo o privilégio exclusivo de servir as principais refeições e oferendas a Jagannath e suas divindades associadas

Jagannath é uma divindade sincrética/sintética que combinou aspectos das principais religiões como Shaivismo , Shaktismo , Vaishnavismo , Jainismo e Budismo .  Jagannath é adorado como a forma Purushottama de Vishnu,, sampradayas Krishnaístas Na tradição Gaudiya Vaishnava, Balabhadra é o irmão mais velho Balarama , Jagannath é o irmão mais novo Krishna, e Subhadra é a irmã mais nova.

Balabhadra, considerado o irmão mais velho de Jagannath, às vezes é identificado e adorado como Shiva . Subhadra agora considerada irmã de Jagannath também foi considerada uma divindade que costumava ser Brahma .Finalmente, a quarta divindade, Sudarshana Chakra, simboliza a roda da carruagem do sol, uma absorção sincrética da tradição Saura ( centrada em Surya ) . O conglomerado de Jagannath, Balabhadra, Subhadra e Sudarshana Chakra adorados juntos em uma plataforma comum são chamados de Chaturdhamurti ou a "forma quádrupla".

De acordo com a versão Jainista,  Jagannath (cor preta) representa sunya, Subhadra simboliza a energia criativa e Balabhadra (cor branca)  o universo fenomenal. Todas essas imagens evoluíram do Nila Madhava, o antigo Kalinga Jina. O "Sudarshana Chakra" é considerado o nome hindu do símbolo Dharma Chakra do Jainismo


Jagannath é chaitanya (consciência), e sua companheira Subhadra representa Shakti (energia) enquanto Balabhadra representa Jnana (conhecimento).


O estudioso Bhakti do século 15, Shankaradeva de Assam tornou-se um devoto de Jagannatha em 1481 e escreveu peças inspiradas no amor e na compaixão sobre Jagannatha-Krishna 

Os estudiosos de Odia da era medieval, como Ananta, Achyutananda e Chaitanya, descreveram a teologia de Jagannath como a "personificação do Shunya, ou o vazio", mas não inteiramente na forma de Shunyata do Budismo. Eles declaram Jagannath como "Shunya Brahman"  "Nirguna Purusha" (ou "cosmos abstrato personificado"). Os avatares de Vishnu descendem deste Shunya Brahman para a forma humana para manter o Dharma

No século XVI, o culto a Gopal (Krishna) , associado a Jagannath, já florescia em Orissa. Assim o rajá Languliya Narasimha Deva instalou a imagem chamada Gopinath com oito figuras de gopi . E durante o festival Hera-Panchami, Jagannath é considerado Krishna


Jagannath é amplamente reverenciado em Bengala . O evento do ratha yatra é celebrado em Bengala Ocidental , e o dia também marca o início dos preparativos para o maior festival religioso de Bengala, o Durga Puja . A popularidade de Jagannath entre os bengalis é atribuída a Chaitanya Mahaprabhu . Chaitanya Mahaprabhu passou os últimos 20 anos de sua vida em Puri dedicando-o à adoração extática de Jagannath, a quem ele considerava uma forma de Krishna. Mahaprabhu propagou o movimento Sankirtan que deu grande ênfase ao canto do nome de Deus em Puri. Ele converteu estudiosos notáveis ​​como Sarvabhauma Bhattacharya à sua filosofia. Ele deixou uma grande influência no então rei deOdisha , Prataprudra Deva e o povo de Odisha. De acordo com a tradição, diz-se que Chaitanya Mahaprabhu se fundiu com o ídolo de Jagannath em Puri após sua morte


Jagannath e o IslãFiruz Tughlaq, por exemplo, invadiu Odisha e profanou o templo de Jagannathas imagens de Jagannath eram os alvos dos invasores e um símbolo religioso fundamental que os governantes protegeriam e esconderiam dos agressores nas florestas Os governantes muçulmanos não destruíram o complexo do templo de Jagannath porque era uma fonte de receitas substanciais do tesouro através da cobrança de impostos de peregrinação cobrados dos hindus que o visitavam em sua peregrinação


 Cristianismo Jagannath e os cristãos, Os missionários abominavam totalmente associando à idolatria. Os Britânicos tomaram os templos. 

Jesus na ìndia, em Jagannath puri e no Himalaya.

Entre 1856 e 1863, o governo britânico aceitou a exigência missionária e entregou os templos de Jagannath aos hindus


 O "hinduísmo" o Dharma  inclui uma diversidade de ideias sobre espiritualidade e tradições, mas não tem ordem eclesiástica, nem autoridades religiosas inquestionáveis, nem corpo governante, nem profeta(s) nem qualquer livro sagrado vinculativo; Os hindus podem escolher ser politeístas , panteístas , panenteístas , pandeístas , henoteístas , monoteístas , monistas , agnósticos ,

 ateus ou humanistas . Com isto me identifiquei!

Jai Guru  Jai Jagannath

Na Índia, prefere-se o termo dharma , que é mais amplo do que o termo ocidental religião 

O divino, a divindade está em tudo, nos seres humanos, nos animais, nas árvores e nos rios. É observável em oferendas aos rios, árvores, ferramentas de trabalho, animais e pássaros, sol nascente, amigos e convidados, professores e pais. É o divino neles que torna cada um sagrado e digno de reverência, em vez de serem sagrados por si mesmos.

E o décimo avatar de Vishnu, ou seja, Kalki aparecerá em Kali Yuga.

  No Vishnu Purana e no Bhagavata Purana, a Kali-yuga é descrita como terminando com o aparecimento de Kalki, que derrotará os perversos, libertará os virtuosos e iniciará uma nova Satya ou Kalki Yuga.

Kalki (que significa “eternidade” ou “poderoso guerreiro”) é a última encarnação de Vishnu. Não se espera que ele apareça até o final do Kali Yuga, o período atual. Acredita-se que Kalki virá para livrar o mundo da opressão de governantes injustos. Diz-se que ele aparecerá montado em um cavalo branco e carregando uma espada de fogo.

 Kalki virá montado em um cavalo branco e desembainhando uma espada flamejante no fim da idade da escuridão, ou Era de Ferro (Kali Yuga) para eliminar o mal e fazer a restauração do dharma. Podendo assim se iniciar um novo ciclo, o começo de uma Satya Yuga.

Kalki aparece brandindo uma espada na mão direita e está empenhada em erradicar a miséria, corrupção e deboche de Kali Yuga. Às vezes, é representado como a forma de um homem com uma cabeça de cavalo, chamado de Vajimukha.

Em outra versão, no fim dos tempos, o demônio Ajnana ( Ignorância ) rouba oVedas e leve-os para o inferno (Rasātala). Hayagriva ou  Kalki os recupera e os devolve a Brahma .

Kalki O décimo avatar

de Vishnu , Kalki —que significa “ cavalo branco ” (ou Kalkipurana , Kalkyavatara )— ainda não se manifestou na Terra . . É um homem montado num cavalo ou simplesmente um cavalo

Hayagriva é um avatara do deus Vishnu .  Ele é adorado como o deus do conhecimento e da sabedoria , com corpo humano e cabeça de cavalo, de cor branca brilhante , com vestes brancas e sentado sobre um lótus branco . Simbolicamente, a história representa o triunfo do conhecimento puro, guiado pela mão da Divindade, sobre as forças demoníacas da paixão e das trevas

O animal não é apenas aniquilado, mas torna-se integrado, como se fosse o “ mal ”, a parte sombria do eu , eram apenas parte de um todo indivisível, é preciso reconhecer e aceitar transcendê-lo

Narashima, Senhor Vishnu que Destroi o mal  no passado presente e futuro, toma essa  forma  é o avatar  contra Hiranyakashipu, que  persegue  a fé a as religiões e provocando calamidades na Terra com o seu poder. 

 

 

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 36

 


Srikrsna uvãca:

krsna krnesti yo mãm smarati nityasah

jalam bhitvã yathã padmam narakãduddharaãmyaham .36

Srikrsna uvãca

I rescue from the hell those those who remeber Me, always chanting " Krishna, Krishna" just as a lotus rises up os the water.36.

Eu resgato do inferno aqueles que se lembram de Mim, sempre cantando "Krishna, Krishna", assim como um lótus sobe da água.36

om srigurave namah

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 35

                                                

Balabhadra uvãca:
krsna krsna krpãlustvam agatinãmgatirbhava
samsãrãrnavamagnãnãm prasida purusottama

Balabhadra said:
O Krishna! You are the kind savior of those who have no other recourse. O Purushottama Krishna! Be compassionate to whose are drowing in the ocean of the world.35

Balabhadra disse:

Ó Krsna! Você é o gentil salvador daqueles que não têm outro recurso. Ó Purushottama Krishna! Seja compassivo com aqueles que estão se afogando  no oceano do mundo.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 34

 


Salya uvãca:

atasipuspasankãsam pitavãsasaamacyutam

ye namsyanti govindam na tesãn vidyate bhayam

Those who bow to Acyuta, also kknown as Govinda, who wear yellow clothes like  linseed flowers, will be free from fear. 34

Aqueles que se curvarem a Acyuta, também conhecido como Govinda, que usa roupas amarelas como flores de linhaça, ficarão livres do medo. 34


om sri gurave namah


terça-feira, 5 de setembro de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 33

 



Virãta uvãca:

namo brahmanyadevãya go brãhmana  hitãya ca

jagaddhitãya krsnaya govindãya namo namah


Virata said

Sallutations to the Lord of universe, Krishna, the well-wisher of man of wisdom and cows. I bow to the Lordn who brings goodness to te worldnagain and again.(33)

Virata disse

Saudações ao Senhor do universo, Krishna, o benquerente do homem de sabedoria e das vacas. Eu me curvo ao Senhor que traz bondade ao mundo repetidas vezes.(33)

 

Virata ,um grande guerreiro e rei ao lado de Pandava. O significado metafórico é derivado de vigata, aquilo que é completamente livre de todos os sentidos corporais, e rato, reino (corpo). Virata significa que você está completamente livre da mente, do intelecto e do sentido do corpo."

 Liberação dos pensamentos e desejos durante a meditação. Sempre perceba que somente a alma é  quem age  no mundo material"

Paramahamsa Hariharananda ; Bhagavad Gita , in the light of Kriya Toga ( vol III pg 392 e 444)


O rei Virata 

Um após o outro, os Pandavas foram para o palácio.O rei Virata percebeu que os cinco pandavas e Draupadi estiveram em seu palácio disfarçados pelo período de um ano, e como ele se comportou mal com eles, por um lado ele sentiu humildade e amor pelos Pandavas, mas por outro lado sentiu grande remorso. . Esta é a qualidade das pessoas boas. Pessoas boas sempre, tornem-se gratas e humildes.    Guruji

Mahabarath consiste em dezoito parvas. Parva é uma parte de uma árvore. .. por exemplo um bambu tem nós, e entre eles está o caule alongado conhecido como parva.   Guruji

Segundo o sábio Patanjali.Cada pessoa tem esses nós.granti é um simbolo da scravidão

brahma granthi, Abraa sua boca.Quando se comunicar , comunique com amor.e verdadeira., senão não há necessidade de falar

 vishnu granthi , o coração,  criado por desejo.Nós criamos muitos desejos no nosso coração, mente e vida

vishnu é chamado hridaya grahnti ou o nó do coração que bloqueia o caminho da realização.

 (se o coração é cortado ou penetrado, então as dúvidas são dissipadas e suas ações terminam, quando Ele é visto nos níveis superiores e inferiores.

a primeira é a parte inferior, a segunda é a parte superior e a alma. A alma é akayam, não tem corpo

asnaviram, não possui veias nem artérias; avrana, não tem ferimento ou dor

rudra granti Shiva ou Rudra granthi – Também chamado de nó na testa, fica na região dos chakras ajna e sahasrara

Virata é aquele que está livre da consciência corporal. Quem eu sou? Quem está falando/Quem está olhando? O corpo sou eu? A guerra corporal nascida há vários anos, que morrerá e está cheia de doenças e dificuldades, não é Quem eu sou. Eu sou a alma. Em cada pensamento, palavra e necessidade saiba que você é a alma. É assim que se liberta da consciência corporal. Enquanto trabalha, lembre-se: "Eu sou a alma ajudando este corpo a trabalhar. Eu sou a alma ajudando o intelecto, a mente e a boca a falar. Eu sou a alma ajudando os olhos a ver. Posso permanecer sem o corpo, mas o corpo não pode ficar sem mim."

A alma pode existir sem o corpo, mas o corpo não pode existir sem a alma.

Eu sou a alma, sem morte, sem nascimento. Eu sou a alma; Eu não sou a mente; Não permitirei que minha mente seja perturbada. neste jogo da vida, cheguei a este corpo por um curto período de tempo. Posso viver em qualquer centro, mas permanecerei sempre em Deus, sempre no Ser. Não vou esquecer quem eu sou. Este é o estado de Virata."

font: Paramahamsa Prajnanananda ;The Mahabharata : The entrance to the Temple of Gita.(pg 369 -370)

Guruji :Virata Parva um dos  cinco nós.

cada  adi parva fala sobre qual é esse objetivo.

Virata parva é a hora de mostrar e expandir sua grandeza, você não é uma pessoa comum, você é grato. você não é o corpo; você é Deus no ser humano e você é o ser humano em Deus. Quando você é Deus em ser humano, seu trabalho deve ser bom, sua conversa deve ser divina, cada atividade sua deve ser uma oferenda ao Divino. Não fale muito - aja. “Se você se transforma na floresta, conhece quem pensa sua prática e sua experiência e vive de acordo - isso é o que Virata é.


om srigurave namah





domingo, 27 de agosto de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 32

 






Somadatta uvaca:

namah paramakalyãna namaste visvabhavana

vãsudevãya sãntaya yadunãm pataye namah .32

Somadatta said:

Salutation to the One, who is the source of all auspiciousness; salutations to the One who is the cause of creation and protection; to Vasudeva, who is the symbol of calmness and the Lord of the Yadava.

Somadatta disse:

Saudação ao Uno, que é a fonte de toda auspiciosidade; saudações Àquele que é a causa da criação e da proteção; para Vasudeva, que é o símbolo da calma e do Senhor do Yadava.

om srigurave namah

🌸🌸🌸🌸

Somadatta foi um grande guerreiro no lado dos Kauravas ( Baba Hariharananda)

Somadatta foi derrotado por  foi dominado pela intolerância  ( queria se casar com Devaki, mãe de Krishna, Satyaki a sequestrou.),  ele buscou os favores de Mahadeva., teve um filho  atendido po Mahadeva para matar  Satyaki : Bhurishrava.

Somadatta, Bhurishavas, Bhagadatta e Bahlika eram guerreiros considerados bastante habilidosos em batalha. Eles eram conhecidos por sua bravura e força e eram respeitados por seus pares. 

Somadatta lutou contra Satyaki e Bima batalha de Bhãrata.

Sātyaki pegou uma longa flecha parecida com uma lança dourada. Ele fixou-o no arco e carregou-o com mantras A flecha atingiu Somadatta no peito e partiu seu coração em dois. Ele caiu de sua carruagem como uma árvore salgada cortada pela raiz. e caiu inconsciente.

Bhurishrava era filho de Somadatta .

Bhurishrava era um ser de grande alma. Ele era o mestre do Yoga e um grande doador.

Conforme revelado por Sri Krishna, era impossível matar Bhurishrava sem a ajuda de Adharma foi uma bênção de Mahadeva.

Satyaki tornou-se aluno de Arjuna e aprendeu guerra e arquearia com ele. Ele lutou com seu exército ao lado dos pandavas na guerra do Mahabharata .

Bhurishrava decidiu jejuar até a morte. Ele espalhou uma cama de flechas com a mão esquerda e sentou-se nela. Ele desejou ir ao mundo de Brahman e ofereceu seu sopro de vida ao senhor dos sentidos como uma oblação. Ele fixou os olhos no sol e a mente na água pura. Ele meditou no grande Upanishad e unido ao yoga, ficou em silêncio.

Mesmo quando contido por Arjuna e pelo próprio Krishna, o grande Satyaki cortou a cabeça de Bhurishrava com sua espada, embora seu braço tivesse sido decepado na batalha por Arjuna e ele estivesse jejuando até a morte.

Bhurishrava era um ser de grande alma. Ele era o mestre do Yoga e um grande doador. Ele foi adorado por todos os soldados após sua morte. Ele foi sancionado em Mantras e realizou vários sacrifícios. Ele era capaz de conceder benefícios. Ele sempre esteve engajado no Dharma.

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 41

  Prapanna  Gita (A Canção da Entrega) : verso  41 Nãrada uvãca: janmãntara sahasrena tapo-dhyãna-samãdhinã nãrãnam ksinapãpãnãm  krsne bhak...