domingo, 27 de agosto de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 32

 






Somadatta uvaca:

namah paramakalyãna namaste visvabhavana

vãsudevãya sãntaya yadunãm pataye namah .32

Somadatta said:

Salutation to the One, who is the source of all auspiciousness; salutations to the One who is the cause of creation and protection; to Vasudeva, who is the symbol of calmness and the Lord of the Yadava.

Somadatta disse:

Saudação ao Uno, que é a fonte de toda auspiciosidade; saudações Àquele que é a causa da criação e da proteção; para Vasudeva, que é o símbolo da calma e do Senhor do Yadava.

om srigurave namah

🌸🌸🌸🌸

Somadatta foi um grande guerreiro no lado dos Kauravas ( Baba Hariharananda)

Somadatta foi derrotado por  foi dominado pela intolerância  ( queria se casar com Devaki, mãe de Krishna, Satyaki a sequestrou.),  ele buscou os favores de Mahadeva., teve um filho  atendido po Mahadeva para matar  Satyaki : Bhurishrava.

Somadatta, Bhurishavas, Bhagadatta e Bahlika eram guerreiros considerados bastante habilidosos em batalha. Eles eram conhecidos por sua bravura e força e eram respeitados por seus pares. 

Somadatta lutou contra Satyaki e Bima batalha de Bhãrata.

Sātyaki pegou uma longa flecha parecida com uma lança dourada. Ele fixou-o no arco e carregou-o com mantras A flecha atingiu Somadatta no peito e partiu seu coração em dois. Ele caiu de sua carruagem como uma árvore salgada cortada pela raiz. e caiu inconsciente.

Bhurishrava era filho de Somadatta .

Bhurishrava era um ser de grande alma. Ele era o mestre do Yoga e um grande doador.

Conforme revelado por Sri Krishna, era impossível matar Bhurishrava sem a ajuda de Adharma foi uma bênção de Mahadeva.

Satyaki tornou-se aluno de Arjuna e aprendeu guerra e arquearia com ele. Ele lutou com seu exército ao lado dos pandavas na guerra do Mahabharata .

Bhurishrava decidiu jejuar até a morte. Ele espalhou uma cama de flechas com a mão esquerda e sentou-se nela. Ele desejou ir ao mundo de Brahman e ofereceu seu sopro de vida ao senhor dos sentidos como uma oblação. Ele fixou os olhos no sol e a mente na água pura. Ele meditou no grande Upanishad e unido ao yoga, ficou em silêncio.

Mesmo quando contido por Arjuna e pelo próprio Krishna, o grande Satyaki cortou a cabeça de Bhurishrava com sua espada, embora seu braço tivesse sido decepado na batalha por Arjuna e ele estivesse jejuando até a morte.

Bhurishrava era um ser de grande alma. Ele era o mestre do Yoga e um grande doador. Ele foi adorado por todos os soldados após sua morte. Ele foi sancionado em Mantras e realizou vários sacrifícios. Ele era capaz de conceder benefícios. Ele sempre esteve engajado no Dharma.

sábado, 26 de agosto de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 31

 





Vikarna uvãca:

krsnãya vãsudevãya devakinandanãya ca

nandagopakumãrãya govindãya namo namah . 31

Vikarna said:

Salutations to Krishna, who is Vasudeva, the son of Devaki and the chil of Nanda, who was a cowered and is known as Govinda.

Saudações a Krishna, que é Vasudeva, filho de Devaki e filho de Nanda, que era um vaqueiro e é conhecido como Govinda.


om srigurave namah


 "Segundo Paramahamsa Hariharananda no seu livroBhagavad  Gita in the Light of  Kriya Yoga:  kuru kuru rava: kurus são aqueles que estão constantemente absortos na matéria e na memória, não na alma; qualquer coisa obscura ou ignorante que permaneça nos centros inferiores do corpo. Todas as tendências mentais negativas presas no biológico são membros do exército kauravas. 

um soldado do exército Kaurava. Ele é um guerreiro perigoso. Seu nome significa alguém que tem uma crença forte, é malicioso e é viciado em obras impróprias.

Vikarna simboliza a situação em que ouvimos algo e, sem determinar se está certo ou errado, tomamos medidas drásticas. Desta forma, a maioria das pessoas permanece muito longe da verdade

. Por exemplo, as pessoas dizem que a Auto-realização é muito difícil, e acreditamos nisso, sem nos lembrarmos que o Ser está sempre conosco. Sem o Ser não teríamos visão, audição, tato, paixão ou raiva; não teríamos vida em nosso corpo; o Ser é tudo. Se seguirmos os ensinamentos do Bhagvad Gita e praticarmos Kriya Yoga, poderemos perceber, conceber e realizar o Ser durante cada ação.

 Entretanto, não fazemos isso porque somos vikarna. Tendo ouvido muitas coisas que nos colocam contra o desejo de realizar o Ser, ficamos convencidos de que são verdadeiras. Isso nos impede de julgar corretamente o que é certo e o que é errado.


🌸🌸🌸🌸

Oh Deus permita que esteja atenta a cada situação, no pensamento palavras e atitude, Perdoe minhas  atitudes drásticas  e me ajude a retornar sempre  ao caminho da sabediria, que é a graça do Guru, a misericórdia do Senhor Krishna.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 30

 



jayadrata uvãca:
namah krsnaya devãya brahmane' nanta-murtaye
yogesvarãya yogãya tvãmaham saranam gatah

Jayadhatha said:


I surrender and salute Lord Krishna who is brahman in countless forms, who is the Lor os Yoga and Yoga itself.

Jayadhatha disse:

Eu me rendo e saúdo o Senhor Krishna que é Brahman em inúmeras formas, que é o Senhor do Yoga e o próprio Yoga.

om srigurave namah



 "Segundo Paramahamsa Hariharananda no seu livroBhagavad  Gita in the Light of  Kriya Yoga:  kuru kuru rava: kurus são aqueles que estão constantemente absortos na matéria e na memória, não na alma; qualquer coisa obscura ou ignorante que permaneça nos centros inferiores do corpo. Todas as tendências mentais negativas presas no biológico são membros do exército kauravas. 

O malicioso.General Jayadhatha :  um dos 5 kauravas blefa com sua eloqüência; tendo pouco aprendizado, mas espalhando falsidades perigosas,"


 Meu Deus que eu não me deixe dominar por esta influência maligna dentro de mim! Aquilo que me leva para a vida material e mundana , de modo ignorante e presunçoso.  Não utilize o pouco saber que me foi revelado de modo  falso e inconsequente.Que eu tenha humildade e siga os passos do Mestre!

Prapanna Gita (A Canção da Entrega) : verso 41

  Prapanna  Gita (A Canção da Entrega) : verso  41 Nãrada uvãca: janmãntara sahasrena tapo-dhyãna-samãdhinã nãrãnam ksinapãpãnãm  krsne bhak...